Serviços
 
   
   
   
 
    Home
 
     
 
Nome:
 
   
 
Senha:
 
 
 
 
 

Bruno Faria - Projetos e Consultoria

Otacílio Costa – SC
Avenida James Robert Amos, 124
Poço Rico – CEP 88540-000
Fone: (49) 3275-2823

 

 

Dicas sobre cortinas e persianas
Cortinas e persianas, além de terem função decorativa, são imprescindíveis para proteger, dar privacidade e escurecer cômodos. Com elas, é possível obter maior conforto térmico e proteger móveis, objetos decorativos, pisos e tapetes da ação nociva do Sol. Casas que são avistadas da rua, apartamentos em andares baixos e apartamentos em prédios com proximidade a outros prédios vizinhos ganham privacidade com a colocação de cortinas ou persianas. Já home theaters e quartos necessitam de cortinas para escurecimento do cômodo.

Em geral, esses acessórios devem acompanhar o estilo de decoração da casa. Cortinas e xales deixam o cômodo mais aconchegante e harmonizam bem em praticamente todos os tipos de ambientes, uma vez que para fazê-las existe uma ampla variedade de tecidos, cores, estampas e tramas. Persianas em madeira, cortinas romanas, cortinas plissadas e rolos também são decorativos, porém se encaixam melhor em ambientes clean e modernos.

As cortinas devem seguir o estilo do ambiente, mas não obrigatoriamente combinar de forma óbvia. Muitas vezes, as misturas de referências antagônicas e de tecidos leves com rústicos são interessantes se bem elaboradas e produzem um resultado inovador e cheio de estilo, mas se deve ter cuidado para fazer esse tipo de composição. Em resumo, não há uma regra, tudo depende da decoração, das funções a serem atendidas, do gosto da pessoa e de bom senso.

Em casos de janelas com pé direito duplo, muitas vezes torna-se obrigatório o uso de motor para o funcionamento correto dos rolos. Em outras ocasiões (janelas grandes ou lofts), não é obrigatório, porém recomendado, já que para abrir ou fechar a cortina, existem dificultadores de seu manuseio, como altura e peso.

Para que as cortinas mantenham a boa aparência, o ideal é que uma manutenção regular seja feita. De 15 em 15 dias, recomenda-se passar o aspirador de pó com o bocal escova tanto nas cortinas como persianas e, a cada seis meses, aconselha-se levá-las a uma lavanderia especializada para evitar que encardam. Vale ressaltar que tecidos sintéticos como voil e tergal são mais práticos para serem lavados em casa, na máquina de lavar roupas, modo “delicado”.

 
Desenvolvido por
Uma empresa do Grupo