Serviços
 
   
   
   
 
    Home
 
     
 
Nome:
 
   
 
Senha:
 
 
 
 
 

Bruno Faria - Projetos e Consultoria

Otacílio Costa – SC
Avenida James Robert Amos, 124
Poço Rico – CEP 88540-000
Fone: (49) 3275-2823

 

 

Saiba qual ť o piso ideal para cada parte do jardim
Projeto de paisagismo recomenda materiais para a criação de caminhos e para o revestimento de áreas de grande e pequena circulação.

O jardim, mais do que um elemento estético, pode ser o prolongamento da casa, lugar onde a família relaxa, toma sol e se diverte. Conforme o uso que se quer fazer de cada espaço do jardim, existe uma opção de piso que favorece a circulação, com materiais práticos, de fácil manutenção e que criam efeitos especiais.

Para integrar áreas de plantas, flores e gramas com as áreas de circulação e lazer, recomenda-se a utilização de caminhos ou trilhas, que podem ser feitos utilizando areia grossa, pedriscos, toras de madeira, ou, ainda, pedras irregulares justapostas ou entremeadas de grama.

√Āreas de uso intenso, tais como entrada de carros ou churrasqueiras, exigem materiais mais resistentes. H√° op√ß√Ķes como blocos de concreto vazados ou grades, que permitem o plantio de grama e formam uma superf√≠cie perme√°vel. Existe a op√ß√£o de utilizar, tamb√©m, pedras assentadas com cimento, deixando toda a superf√≠cie bastante uniforme.

Um cuidado a ser tomado √© verificar o tipo de instala√ß√£o que o material requer e como esta deve ser feita. Muitos produtos requerem que o terreno tenha uma boa queda, para impedir a forma√ß√£o de po√ßas d √°gua. Por isso, √© preciso cuidado redobrado na hora de assentar pedras ou blocos de concreto, por exemplo. Veja abaixo algumas op√ß√Ķes de revestimentos e orienta√ß√Ķes para utilizar cada um deles:

Pedras, seixos e pedregulhos:
Esta é uma alternativa prática, que deixa o piso permeável, evita poeira e lama no caminho. Utilizar pedregulhos, seixos rolados, placas de pedras maiores, entremeados por pedriscos ou areia grossa é uma excelente opção para um passeio calmo entre as folhagens do jardim.

Seixos rolados:
Os seixos são aquelas pedras de forma arredondada, comumente encontrada à beira de rios. Existem diversos tipos de tamanhos e tonalidades, como o branco, o amarelo e o ocre, que, combinados, podem formar desenhos bastante criativos. Podem ser aplicados diretamente sobre o solo ou, então, sobre o cimento.

Cepos de madeira:
De f√°cil instala√ß√£o - basta encaixar as pe√ßas em uma superf√≠cie bem batida com areia, ou ent√£o no pr√≥prio solo -, esta op√ß√£o cria um visual r√ļstico. A vegeta√ß√£o rasteira preenche o espa√ßo entre as pe√ßas, que podem ser de tamanhos variados. As pe√ßas, no entanto, devem ser tratadas com produtos espec√≠ficos anti-fungos e impermeabilizantes, j√° que ficam em contato direto com o solo.

Pranchas de madeira:
Esta op√ß√£o √© muito utilizada para criar degraus. Pode, tamb√©m, ser utilizada para caminhos, quando colocadas lado a lado. Entre uma e outra, √© poss√≠vel colocar grama, areia grossa, cascalho e at√© algumas esp√©cies rasteiras de plantas. Como no caso dos cepos de madeira, as pranchas devem ser tratadas com produtos anti-fungos e impermeabilizantes para que sua vida √ļtil seja maior.

Pedras:
Existem in√ļmeras op√ß√Ķes de pedras que podem ser utilizadas e resultam em efeitos bastante naturais, cheios de cores e textura, como, por exemplo, ard√≥sia, pedra mineira, granito e goi√°s. Elas podem ser talhadas ou serrilhadas, regulares ou com formatos diversos. Entreme√°-las com cascalhos ou areia tamb√©m √© uma boa id√©ia para compor uma trilha para um passeio no jardim.

Placas, blocos e pré-moldados de cimento:
Especialmente indicados para áreas de grande movimento, as placas ou blocos de concreto podem ser combinados com pedras, tijolos ou toras de madeira. Existem diversos formatos disponíveis, inclusive placas grelhadas, que permitem o escoamento da água de chuva. Os pré-moldados, por sua vez, além de apresentarem várias alternativas de formatos, são de fácil aplicação (possuem encaixes) e permitem o tráfego, inclusive, de veículos.

Cimento:
Utilizar somente o cimento nas √°reas de maior circula√ß√£o tamb√©m pode ser uma op√ß√£o com efeitos interessantes, principalmente se combinado com outros materiais, como a madeira, para delimitar os canteiros. √Č poss√≠vel, ainda, buscar novas tonalidades, fugindo do cinza, que √© a sua cor natural.

Tijolos comuns:
Mais indicados para √°reas de menor circula√ß√£o, n√£o resistem a tr√°fego de carros ou √† √°rea de lazer muito movimentada, pois podem amolecer com a umidade. Quando utilizados corretamente, s√£o uma boa op√ß√£o para criar efeitos diferentes atrav√©s da aplica√ß√£o em diversas combina√ß√Ķes - paralelos, alternados, etc. Depois de algum tempo, geralmente ficam recobertos por musgos e adquirem colora√ß√£o que sugere aspecto antigo, o que resulta em uma atmosfera bastante r√ļstica.

Ressalta-se, ainda, que na hora de planejar o jardim, deve-se levar em conta o projeto arquitet√īnico da constru√ß√£o. A unidade entre paisagismo e a constru√ß√£o √© essencial.

 
Desenvolvido por
Uma empresa do Grupo