Serviços
 
   
   
   
 
    Home
 
     
 
Nome:
 
   
 
Senha:
 
 
 
 
 

Bruno Faria - Projetos e Consultoria

Otacílio Costa – SC
Avenida James Robert Amos, 124
Poço Rico – CEP 88540-000
Fone: (49) 3275-2823

 

Setembro 2017 -

Agosto 2017 -

Julho 2017 -

Junho 2017 -

Maio 2017 -

Fevereiro 2017 -

Janeiro 2017 -

Dezembro 2016 -

Novembro 2016 -

Outubro 2016 -

Setembro 2016 -

Agosto 2016 -

Julho 2016 -

Junho 2016 -

Maio 2016 -

Março 2016 -

Fevereiro 2016 -

Janeiro 2016 -

Dezembro 2015 -

Outubro 2015 -

Setembro 2015 -

Agosto 2015 -

Julho 2015 -

Junho 2015 -

Abril 2015 -

Março 2015 -

Fevereiro 2015 -

Janeiro 2015 -

Dezembro 2014 -

Novembro 2014 -

Outubro 2014 -

Setembro 2014 -

Julho 2014 -

Junho 2014 -

Maio 2014 -

Abril 2014 -

Março 2014 -

Fevereiro 2014 -

Janeiro 2014 -

Dezembro 2013 -

Novembro 2013 -

Outubro 2013 -

Setembro 2013 -

Agosto 2013 -

Julho 2013 -

Junho 2013 -

Maio 2013 -

Abril 2013 -

Março 2013 -

Fevereiro 2013 -

Janeiro 2013 -

Dezembro 2012 -

Novembro 2012 -

Outubro 2012 -

Setembro 2012 -

Agosto 2012 -

Julho 2012 -

Junho 2012 -

Abril 2012 -

Março 2012 -

Fevereiro 2012 -

Janeiro 2012 -

Dezembro 2011 -

Novembro 2011 -

Outubro 2011 -

Setembro 2011 -

Agosto 2011 -

Julho 2011 -

Junho 2011 -

Maio 2011 -

Abril 2011 -

Março 2011 -

Fevereiro 2011 -

Janeiro 2011 -

Dezembro 2010 -

Novembro 2010 -

Outubro 2010 -

Setembro 2010 -

Agosto 2010 -

Julho 2010 -

Junho 2010 -

Maio 2010 -

Abril 2010 -

Março 2010 -

Fevereiro 2010 -

Janeiro 2010 -

Dezembro 2009 -

Novembro 2009 -

Outubro 2009 -

Setembro 2009 -

Agosto 2009 -

Julho 2009 -

Junho 2009 -

Maio 2009 -

Abril 2009 -

Março 2009 -

Fevereiro 2009 -

Janeiro 2009 -

Dezembro 2008 -

Novembro 2008 -

Outubro 2008 -

Setembro 2008 -

Agosto 2008 -

Julho 2008 -

Junho 2008 -

Maio 2008 -

Abril 2008 -

 

 

30/10/2009
Loja tradicional de So Joaquim ganha novo espao

Localizada em ponto estratgico, numa das vias mais importantes de So Joaquim, a loja ocupa hoje dois pavimentos de um prdio comercial e residencial. Necessitando de ampliao, o cliente procurou o escritrio de arquitetura para elaborar um projeto completo para a loja em um novo endereo: maior e com mais visibilidade, bem prximo do ponto atual.



A loja divide-se em dois espaos principais: a malharia e o setor de vendas. Este primeiro permanecer onde hoje j funciona e no faz parte do projeto intervir neste ambiente. Basicamente onde se produz tudo o que est exposto no segundo setor. A loja sim passar por uma grande transformao que visa principalmente trazer mais conforto para o cliente ao fazer suas compras.

Primeiramente, foi feito um estudo de necessidades com o cliente. Levantou-se os espaos que seriam necessrios e o seu papel no funcionamento da loja: vitrines, espao de exposio, caixa, escritrio, provadores, copa, banheiro para os funcionrios, banheiro para os clientes, depsito/estoque, uma sala espera e acesso direto a fbrica para reposio das mercadorias.

Outra solicitao do cliente foi a de se criar um espao para a comercializao de vinhos e produtos complementares: a delikatessen. Este ambiente deveria ser visto pela clientela que circula na loja e tambm pelo pedestre e motorista que circula numa das duas ruas que cerca o prdio.

Depois de concludo o programa, partiu-se ento para a setorizao dos espaos onde definiu-se o melhor posicionamento de todos os ambientes e a criao e fluxos de circulao livres e propcios para a boa visualizao dos produtos e para a realizao das outras atividades da loja.

O espao fsico que a loja ocuparia era formado basicamente por dois tipos de ambientes: os de p-direito reduzido e os de p-direito duplo. Neste primeiro tipo, ficaram localizados os espaos de apoio com acesso livre para o cliente: provadores, delikatessen e sala de espera; e mais ao fundo, outros espaos de apoio mas com acesso restrito aos funcionrios da loja: escritrio, copa e banheiro. No segundo tipo o salo de vendas da loja, com estantes e gndolas.

Algumas janelas foram criadas para o melhor aproveitamento das vitrines. Logo que se entra loja, um hall amplo para respiro e assimilao do espao. Dali o cliente j tem viso dos principais espaos oferecidos na loja: a esquerda delikatessen e a frente, as gndolas com as roupas e acessrios. Os provadores foram posicionados de forma discreta e separados por sexo, para se evitar a aglomerao de pessoas. O feminino foi estrategicamente posicionado prximo a sala de espera. Assim, o homem pode aguardar confortavelmente com viso para o movimento da rua, ao mesmo tempo em que assiste a tv e vislumbra a possibilidade de comprar ou degustar os deliciosos produtos da delikatessen.



O espao do escritrio foi posicionado de forma a permitir viso de todo a loja, inclusive do acesso principal. Desta maneira, fica mais fcil monitorar e analisar o andamento das vendas. O caixa foi planejado para ficar no ponto mais seguro, ao mesmo tempo mais visvel e com a melhor viso. Dali percebe-se tambm a chegada dos clientes, o seu fluxo entre as gndolas, a circulao dos provadores, da delikatessen e tambm permite o acesso direto ao escritrio, copa e banheiro. Do caixa possvel restringir tambm o acesso aos ambientes de escritrio e copa, sem ser necessrio obstruir essa passagem.

A copa est localizada de uma maneira que permita o servio de caf aos gerentes e fornecedores visitantes, ao mesmo tempo que, por estar ligado diretamente ao escritrio, inibe os famosos "cafezinhos demorados" durante o expediente. Bem prximo, esto os escaninhos e banheiro dos funcionrios, espaos necessrios para o conforto de quem passar boa parte do dia trabalho por ali.

Os provadores so amplos e climatizados. Pensados para trazer para o cliente a sensao de estar no closet de sua casa. Neles sero colocados dois grandes espelhos: um paralelo a parede lateral, para dar mais amplitude ao ambiente e outro a 45 graus no canto. Os dois combinados so capazes de dar visibilidade completa do corpo do cliente.




Luminotcnica


A iluminao tambm foi estudada para ser parceira nas vendas da loja. Em lojas especializadas, direcionadas a populao de melhor poder aquisitivo, deseja-se que o comprador entre na loja e ali permanea por algum tempo, para que a venda possa ser efetivada. Tratamento diferenciado, gua mineral, ch, tudo para encantar o cliente... Se a luz for inadequada, porm, nada disso adiantar, pois a luz que atrai, se mal direcionada, pode afastar o comprador. Caso exista no local luz chapada com alta temperatura de cor, com certeza a loja estar fadada a falncia.

Que luz capaz de provocar emoes no cliente, retendo-o na loja e dando condies ao vendedor de demonstrar as qualidades do produto e convencer a levar o produto? A luz emocional, luz pontual, indireta com temperatura de cor adequada ao ambiente, que provoque contrastes, como jogo de luz e sombra, criando uma atmosfera, digamos, teatral e emocionante que induza o cliente a compra.

Nesses locais no se utiliza iluminao chapada de altas iluminncias, mas uma iluminao geral basal, que permite destacar os produtos com luz direta mais intensa e que provoca os efeitos desejados. Isso se alcana com temperatura de cor mais baixa, na faixa de 3000K e em alguns casos at 2700K.

O visual da vitrine atrair os clientes para entrarem na loja, por isso deve ser o carto de visita, com iluminao de destaque da loja de seus vizinhos. So utilizadas lmpadas do tipo par metlicas de alta intensidade luminosa, bem como AR 111 metlicas, ambas refletoras com foco preciso e definido, que proporciona luz de qualidade superior e que destaca os produtos de forma magistral.

Com o cliente atrado, precisamos mant-lo na loja. Para isso foi prevista uma iluminao geral em intensidade e temperatura de cor que permita boa visibilidade, sem anular os demais efeitos que buscamos no total dos ambientes.

Para destacar produtos usamos refletoras com temperatura de cor mais alta ou intensidade luminosa maior que a iluminao geral, para o feito de destaque ser realado. Para destacar o caixa, esse precioso ambiente onde os produtos so pagos, foi prevista uma luz com temperatura de cor diferente do restante da loja. A prpria luz indicar, por destaque de diferena de cor, o local. Deve ser normalmente luz mais branca, pois lugar que requer muita ateno e funcionrios bem espertos.

Como no banheiro o espelho detalhe principal, nas lojas, o provador fundamental, pois ajudar a fazer uma boa venda ou eliminar o esforo do vendedor de faz-la. Utiliza-se o mesmo conceito do espelho do banheiro: luz abundante, difusa e, preferencialmente lateral. A luz reflete na parede do fundo, dos lados e ainda no teto, provocando um ambiente muito bem iluminado com uma suavidade fascinante provocada pela difuso da luz. Nesse caso, eliminamos o maior problema: a reflexo da luz no espelho. Esse efeito problemtico de ofuscamento simplesmente desaparece com a iluminao indireta. Neste espao muito cuidado com a reproduo de cor da luz.





Fachada


Externamente, o projeto deveria trazer mais visibilidade e elegncia para a loja, sem descuidar da publicidade que o ponto lhe permite: um prdio de esquina, bem prximo a uma lombada eletrnica, onde o trnsito necessariamente lento.

A edificao de 3 pavimentos teve recentemente o seu ltimo pavimento construdo e planejado para receber habitaes. A tarefa do projeto era a de modernizar a fachada dos andares superiores sem modificar bruscamente a reforma recm-feita na cobertura. Assim, previu-se brises fixos horizontais para ocultar as janelas da fbrica, sem elimin-las; criou-se molduras nas principais aberturas da loja e prticos maiores nos 3 acessos da edificao. Sobre porta da loja, uma caixa de vidro serigrafado com modelos da loja ocultam outra janela da fbrica inconvenientemente posicionada no ponto principal da fachada. Na parede lateral, um amplo espao vertical foi previsto para a colocao de um banner publicitrio dos produtos comercializados

Tudo foi pensado e planejado para valorizar ainda mais a marca da empresa. o escritrio de arquitetura Bruno Faria trabalhando em parceria para valorizar marcas regionais de qualidade em mais uma obra em So Joaquim.

Comentários(0) Comente

.............................................................................

 
Desenvolvido por
Uma empresa do Grupo