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Bruno Faria - Projetos e Consultoria

Otacílio Costa – SC
Avenida James Robert Amos, 124
Poço Rico – CEP 88540-000
Fone: (49) 3275-2823

 

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31/8/2010
Inaugurada nova loja em São Joaquim

Inaugurada neste mês, a nova loja da Don Marques Tricot está localizada em ponto estratégico, numa das vias mais importantes de São Joaquim. Necessitando de ampliação, o cliente procurou o escritório de arquitetura para elaborar um projeto completo para a loja bem próximo do antigo ponto.



Primeiramente, foi feito um estudo de necessidades com o cliente. Levantou-se os espaços que seriam necessários e o seu papel no funcionamento da loja: vitrines, espaço de exposição, caixa, escritório, provadores, copa, banheiro para os funcionários, banheiro para os clientes, depósito/estoque, uma sala espera e acesso direto a fábrica para reposição das mercadorias.



Outra solicitação do cliente foi a de se criar um espaço para a comercialização de vinhos e produtos complementares: a delikatessen. Este ambiente deveria ser visto pela clientela que circula na loja e também pelo pedestre e motorista que circula numa das duas ruas que cerca o prédio.



Depois de concluído o programa, partiu-se então para a setorização dos espaços onde definiu-se o melhor posicionamento de todos os ambientes e a criação e fluxos de circulação livres e propícios para a boa visualização dos produtos e para a realização das outras atividades da loja.



O espaço físico que a loja ocuparia era formado basicamente por dois tipos de ambientes: os de pé-direito reduzido e os de pé-direito duplo. Neste primeiro tipo, ficaram localizados os espaços de apoio com acesso livre para o cliente: provadores, delikatessen e sala de espera; e mais ao fundo, outros espaços de apoio mas com acesso restrito aos funcionários da loja: escritório, copa e banheiro. No segundo tipo o salão de vendas da loja, com estantes e gôndolas.



Algumas janelas foram criadas para o melhor aproveitamento das vitrines. Logo que se entra loja, um hall amplo para respiro e assimilação do espaço. Dali o cliente já tem visão dos principais espaços oferecidos na loja: a esquerda delikatessen e a frente, as gôndolas com as roupas e acessórios. Os provadores foram posicionados de forma discreta e separados por sexo, para se evitar a aglomeração de pessoas. O feminino foi estrategicamente posicionado próximo a sala de espera. Assim, o homem pode aguardar confortavelmente com visão para o movimento da rua, ao mesmo tempo em que assiste a tv e vislumbra a possibilidade de comprar ou degustar os deliciosos produtos da delikatessen.



O espaço do escritório foi posicionado de forma a permitir visão de todo a loja, inclusive do acesso principal. Desta maneira, fica mais fácil monitorar e analisar o andamento das vendas. O caixa foi planejado para ficar no ponto mais seguro, ao mesmo tempo mais visível e com a melhor visão. Dali percebe-se também a chegada dos clientes, o seu fluxo entre as gôndolas, a circulação dos provadores, da delikatessen e também permite o acesso direto ao escritório, copa e banheiro. Do caixa é possível restringir também o acesso aos ambientes de escritório e copa, sem ser necessário obstruir essa passagem.



A copa está localizada de uma maneira que permita o serviço de café aos gerentes e fornecedores visitantes, ao mesmo tempo que, por estar ligado diretamente ao escritório, inibe os famosos "cafezinhos demorados" durante o expediente. Bem próximo, estão os escaninhos e banheiro dos funcionários, espaços necessários para o conforto de quem passará boa parte do dia trabalho por ali.



Os provadores são amplos e climatizados. Pensados para trazer para o cliente a sensação de estar no closet de sua casa. Neles serão colocados dois grandes espelhos: um paralelo a parede lateral, para dar mais amplitude ao ambiente e outro a 45 graus no canto. Os dois combinados são capazes de dar visibilidade completa do corpo do cliente.



Externamente, o projeto deveria trazer mais visibilidade e elegância para a loja, sem descuidar da publicidade que o ponto lhe permite: um prédio de esquina, bem próximo a uma lombada eletrônica, onde o trânsito é necessariamente lento.



A edificação de 3 pavimentos teve recentemente o seu último pavimento construído e planejado para receber habitações. A tarefa do projeto era a de modernizar a fachada dos andares superiores sem modificar bruscamente a reforma recém-feita na cobertura. Assim, previu-se brises fixos horizontais para ocultar as janelas da fábrica, sem eliminá-las; criou-se molduras nas principais aberturas da loja e pórticos maiores nos 3 acessos da edificação. Sobre porta da loja, uma caixa de vidro serigrafado com modelos da loja ocultam outra janela da fábrica inconvenientemente posicionada no ponto principal da fachada. Na parede lateral, um amplo espaço vertical foi previsto para a colocação de um banner publicitário dos produtos comercializados.





Tudo foi pensado e planejado para valorizar ainda mais a marca da empresa. É o escritório de arquitetura Bruno Faria trabalhando em parceria para valorizar marcas regionais de qualidade em mais uma obra em São Joaquim.











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